Led Zeppelin: juri decidiu a favor na acusação de plágio!!!

Led Zeppelin - Press Conference

O júri decidiu a favor do Led Zeppelin nesta quinta (23) no julgamento sobre violação de direitos autorais em um tribunal federal em Los Angeles na Califórnia, EUA.

A banda foi acusada de plágio na introdução do clássico “Stairway to Heaven”, lançado em 1971, por Michael Skidmore, que gerencia o patrimônio do guitarrista Randy Wolfe,  mais conhecido como (Randy Califórnia), da banda Spirit. Que afirma que o solo de guitarra na introdução da música foi retirado do instrumental “Taurus”, gravado trés anos antes.

O vocalista Robert Plant, nega ter cometido plágio na introdução da música. Em depoimento à Justiça americana ele disse que escreveu a canção no início dos anos 70 em Headley Grange, estúdio de ensaios e gravações na zona rural de Hampshire, na Inglaterra.

O guitarrista Jimmy Page, afirmou que sua progressão nos acordes tinha mais em comum com a “Chim Chim Cher-ee”, do musical “Mary Poppins”, de 1964, do que com qualquer outra coisa.

O baixista John Paul Jones, rechaçou as alegações de que seus companheiros de banda tenham plagiado trechos da canção do Spirit.

Randy Califórnia, fez a seguinte declaração para uma revista antes de morrer em 1997.

“Se escutarem as canções, poderão fazer seu próprio julgamento. É um verdadeiro… Diria que é um calote, os caras ganharam milhões de dólares com isso e jamais disseram ‘obrigado’ ou ‘podemos pagá-los?’. É um ponto um pouco doloroso para mim”.

Escute as duas versões abaixo e faça o seu julgamento:

Versão da banda Spirit:

 

Versão do Led Zeppelin:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s